sábado, 14 de maio de 2011

A indisciplina em sala de aula


        
 O grande desafio para o professor atual é chegar na sala de aula, às vezes até com entusiasmo, quando abri a porta da sua de aula e ver que os alunos pouco estam se importando com a sua presença. Será por causa da globalização muito avançada? Será a culpa da família? Ou será o professor o culpado? O que o professor deve fazer para que os alunos prestem mais atenção nas aulas? O desânimo de alguns professores que até deixam a profissão, alegando que ''não aguentam mais serem professores'' 
     A falta de respeito entre aluno/professor e vice-versa é um fator que vem sendo discutido muito, tanto nas próprias escolas, como também em universidades, discutido pelos futuros professores, que já sabem o que vão enfrentar. Outra questão muito discutida é '' De quem é a culpa''?.
    A avançada tecnologia, na qual você pode aprender diversas coisas sem que haja a presença física do professor, a informação que chegar muito precoce dentre outros fatores. Outro fator é o descaso dos país em relação a vida escolar do filho, a não educação primordial que deveria ser inserida pelos país.   
''Especialistas concordam que a bagunça surge, muitas vezes, quando os professores não transmitem o conteúdo de maneira adequada. E que ela torna-se frequente em sala de aula quando o professor não sabe como enfrentá-la a contento''(Vítor Geron).
    A indisciplina muitas vezes é uma forma do aluno dizer que não está satisfeito com algo ou muitas vezes são problemas psicológicos, no qual entra os nossos queridos Psicopedagogos, que podem em muito ajudar. Segundo a autora Sílvia Parrat:
    Por outra parte os professores enfatizam que ''é dado muito direito aos alunos, desmerecendo assim o profissional''. 
'' O primeiro tipo de indisciplina caracteriza-se pela intenção de escapar do trabalho escolar considerado fastidioso, pífio, desinteressante ou muito difícil. Evitar o trabalho escolar é, para o aluno, a razão da indisciplina.'' 
     Contudo o que podemos conclui é que ambas as partes não estam satisfeitas. O professor deve sempre está buscando métodos e sempre está revendo a sua metodologia em sala de aula. O bom professor é aquele que mesmo na dificuldade não desisti jamais. Sabemos que não é fácil mudar uma sala de aula com alunos indisciplinados, e nem devemos ficar procurando um culpado, e sim o que cabe a nós é procurarmos soluções afirmativas para o problema. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário